
O que são compósitos de madeira-plástico?
Os compósitos madeira-plástico são compostos feitos de fibras de madeira e termoplásticos como polietileno (PE), polipropileno (PP), cloreto de polivinila (PVC). Ou ácido polilático (PLA).
Além de fibras de madeira e plásticos. O WPC também pode conter outras lignoceluloses. Ou outros materiais de enchimento inorgânicos. O WPC é um subconjunto de uma grande classe de materiais chamados compósitos plásticos de fibra natural (NFPC). Que não podem conter enchimentos de fibra celulósica, como fibras de polpa, cascas de amendoim, cascas de café, bambu, palha, etc.
Na estrutura composta, certos aditivos químicos também são necessários. Proporcionam a integração de polímeros e farinha de madeira (pó). Enquanto promove condições de processamento ideais.
Diretório de conteúdo
História
A empresa que inventou e patenteou o processo WPC foi a Covema de Milão. fundada em 1960 pelos irmãos Terragni, que a chamaram de WPC sob a marca “Plastic-Wood”. A primeira patente para o processo de adição de fibras de madeira a termoplásticos.
Inscrição
O WPC ainda é novo na longa história dos materiais de construção, em comparação com a madeira natural. E é mais amplamente utilizado na América do Norte para pisos de deck ao ar livre. Mas também é usado para grades, cercas, madeiras de paisagem, revestimento e tapume, bancos de jardim, molduras e acabamentos e móveis de interior. Comparação de madeira maciça tratada com conservantes ou madeira maciça de espécies resistentes ao apodrecimento. O WPC é mais ecológico e requer menos manutenção. Esses materiais podem ser produzidos usando detalhes simulados de grãos de madeira.
Produção
O WPC é produzido pela mistura completa de partículas de madeira moídas com resinas termoplásticas aquecidas. O método de produção mais comum é extrudar o material na forma desejada. Mas a moldagem por injeção também é usada. O WPC pode ser feito de termoplásticos virgens ou reciclados, incluindo polietileno de alta densidade (HDPE), polietileno de baixa densidade (LDPE), cloreto de polivinila (PVC), polipropileno (PP), acrilonitrila butadieno estireno (ABS), poliestireno (PS), e ácido polilático (PLA). WPCs baseados em PE são de longe os mais comuns. Aditivos como corantes, agentes de acoplamento, estabilizadores de UV, agentes espumantes, agentes de expansão. E os lubrificantes ajudam a adequar o produto final à aplicação pretendida. WPCs extrudados podem ser moldados em perfis sólidos e ocos. Uma grande variedade de peças moldadas por injeção também são produzidas,
Em algumas instalações fabris. Esses componentes são misturados e processados em uma extrusora de pelotização para produzir pellets do novo material. Os pellets são então refundidos e formados em sua forma final. Outros fabricantes completam a peça acabada em uma única etapa de mistura e extrusão.
Por causa da adição de materiais orgânicos. O WPC é processado em temperaturas mais baixas durante o processo de extrusão e moldagem por injeção. Por exemplo, o WPC tende a ser processado em temperaturas cerca de 28°C mais baixas do que o mesmo material não preenchido. A maioria começará a queimar em cerca de 204 ° C. O processamento de WPC em uma temperatura muito alta aumenta o risco de cisalhamento, queima e descoloração. Empurrando material muito quente através de um portão muito pequeno durante o processo de moldagem por injeção. A proporção de madeira para plástico no compósito determinará, em última análise, o índice de fluxo de fusão (MFI) do WPC. Uma grande quantidade de madeira normalmente resulta em um MFI menor.
Vantagens dos compósitos de madeira-plástico
WPC não corrói e é altamente resistente ao apodrecimento, decomposição e ataque de mariposas marinhas. Embora absorvam água nas fibras de madeira embutidas no material.
WPC tem boa trabalhabilidade e pode ser moldado usando ferramentas tradicionais de marcenaria.
O WPC é frequentemente considerado um material sustentável. Porque pode ser feito a partir de plásticos reciclados e resíduos da indústria da madeira. Os polímeros e adesivos adicionados tornam o WPC difícil de reciclar após o uso. No entanto, eles podem ser facilmente reciclados em novos WPCs, assim como o concreto.
Uma vantagem sobre a madeira é que o material pode ser moldado para atender a praticamente qualquer forma desejada. Também pode ser moldado em uma variedade de cores desejadas.
Os componentes WPC podem ser dobrados e fixados para formar curvas de arco fortes. Outro grande ponto de venda desses materiais é que eles não requerem pintura.
Painéis sanduíche WPC
Os painéis WPC mostram uma série de boas propriedades. Mas o peso relativo do painel composto geral limita seu uso. Como leve não é necessário. WPC na forma de compósitos de construção em sanduíche. O que permite combinar os benefícios dos tradicionais compósitos de madeira com a leveza da tecnologia dos painéis sanduíche. Os painéis sanduíche WPC consistem em uma pele composta de polímero de madeira e um núcleo de polímero tipicamente de baixa densidade. Isso pode aumentar muito efetivamente a rigidez do painel.
Painéis WPCsão usados principalmente em aplicações automotivas, de transporte e de construção. Mas também estão sendo desenvolvidos para aplicações em móveis. O novo processo de produção integrado eficiente e muitas vezes em linha. Isso permite a produção de painéis sanduíche WPC mais fortes e rígidos a um custo menor do que os painéis plásticos tradicionais.